Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Contos do Vigário

Contos do Vigário

100% Livre de Químicos

 

Vamos, hoje, reflectir naqueles produtos e terapias 100% livre de químicos. Aquelas coisas da moda, vocês sabem. O natural, o biológico. Antes era o light, agora é o natural. Até pode não ser light mas desde que seja natural está tudo bem. No futuro será o quântico, lá chegaremos.

 

"Isto é natural". Este é um argumento sem significado. É natural, logo não faz mal? É natural, logo é bom? É natural, logo tudo o resto não é? O "é natural" não é um argumento, é apenas uma observação que pode não ser válida.

 

Vamos lá testar o que se diz ser natural. A água é natural? E uma toalha? Uma pedra, uma jarra, um pneu… o que é natural? A questão não é esta, mas sim "o que é químio?". Pois a alegação do "isto é natural" é a tentativa de rejeição do resto, que será químico. Este argumento é muito utilizado nas terapias alternativas para persuadir as pessoas a aderir aos tratamentos alternativos, naturais, em detrimento dos malvados químicos, e tornou moda esta expressão.

 

Agora vamos ao que é químico. Água é química ou natural? A aspirina é química ou natural? Da escola sabemos que H é Hidrogénio e o O é Oxigénio e que são elementos químicos. Ambos, juntos, formam água, um composto químico. O ácido acetilsalicílico, ou aspirina, é um composto que os bandidos dos cientistas formam em laboratórios para ganharem muito dinheiro. Mas não, é um composto natural, que é encontrado na casca do tronco da árvore Salix, ou Salgueiro.

 

Num composto homeopático pode não haver vestígios da substância activa mas tem químicos: H2O. Se fosse 100% livre de químicos seria uma garrafinha de vácuo – e mesmo assim poderia ter pares de partículas/anti-partículas virtuais que formam o efeito Casimir – mas, enfim, para efeitos de saúde é a mesma coisa. Os malvados dos naturalistas vendem química de muito baixo valor, mascarada de não-química a preço do ouro. E porque é que a garrafinha de produto homeopático que nada faz para a saúde tem químicos?

 

Porque TUDO É QUÍMICO!